Pesquisar este blog

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A ECONOMIA MUDA O ESPAÇO MUNDIAL

INTRODUÇÃO
Ao longo da história, o homem tem transformado a natureza para produzir um ambiente propício à satisfação de suas necessidades. Foi dessa transformação que surgiu o espaço geográfico, que pode ser definido como o produto das relações humanas que implicam em transformação da natureza em um espaço das atividades antrópicas.No inicio, essas necessidades significavam se proteger do frio, produzir o próprio alimento, caçar animais com maior eficiência, plantar, colher, etc. Era a passagem da conservação para a produção da existência humana. Posteriormente, a ocupação de territórios ocupados por outras sociedades, que guardavam riquezas, também se tornou uma necessidade, começava a disputa pelo domínio territorial. É o caso, por exemplo, da luta entre os Filisteus que ocupavam a Região de Canaã (Palestina) e os Hebreus que reivindicavam a posse da terra, porque o seu Deus havia declarado que este território, onde jorrava leite e mel era deles por direito divino; era o povo do bem que expulsava o povo do mal.
Na Grécia Antiga, os cidadãos Eupátridas de Atenas, sentiam a necessidade de controlar o espaço da Acrópole, o centro da cidade. Era o espaço dos templos dos deuses, mas também dos negócios, restrito aos cidadãos atenienses e que não poderia ser transgredido por Thetas (que também eram cidadãos, mas de 2ª categoria) ou Metecos, que eram empurrados para a periferia.
A origem dessa segregação espacial, que produz o espaço da exclusão em Atenas, está no próprio processo de construção da cidade-estado, no qual ocorreu a desagregação dos Genos (comunidades gentílicas) e a apropriação das terras mais férteis pelos parentes mais próximos do Pater.
Desde o inicio da produção do espaço pelos homens percebe-se que já existiam aqueles que ditavam ( e, ainda ditam ou tentam ditar) o ritmo e a forma dessa construção, são os arquitetos do poder que coordenam a obra espacial.Voltando ao caso de Atenas, observa-se que tanto a Acrópole quanto a periferia são produções da elite ateniense, porque habitar os espaços periféricos da cidade-estado não foi uma escolha dos Thetas e Metecos, nem os periécos da Cidade-estado de Esparta escolheram ficar na periferia enquanto os cidadãos espartanos moravam no centro, era sim uma condição imposta por aqueles que controlavam e manipulavam o centro – os cidadãos. Cidadãos esses que dominavam e produziam o espaço da economia, da política e principalmente,da religião.

... acrópole é um bairro central de uma cidade antiga da Grécia, semelhante ao centro das cidades modernas. A acrópole contém sedes administrativas civis e religiosas, geralmente situadas em uma colina ou outro ponto de fácil.

Observa-se que a acrópole é construída em um ponto privilegiado, com uma finalidade geopolítica bem definida, que era a defesa do território.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO
Quando vamos a um supermercado e compramos gêneros alimentícios, bebidas, calçados, material de limpeza, etc., estamos adquirindo bens. Da mesma forma, quando pagamos a passagem do ônibus ou uma consulta medica, estamos pagando um serviço.
Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade. Assim, o conjunto de indivíduos que participam da vida econômica de uma nação é o conjunto de indivíduos que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ex: operários quando trabalham estão ajudando a produzir, quando, com o salário que recebem, compram algo, estão participando da distribuição, pois estão comprando bens e consumo. E quando consomem os bens e os serviços que adquiriram, estão participando da atividade econômica de consumo de bens e serviços.

Produção –
é a transformação da natureza da qual resulta bens de consumo que vão satisfazer as necessidades do homem. Portanto, produzir é dar uma nova combinação aos elementos da natureza.

Trabalho – é a atividade realizada pela pessoa que, utilizando os instrumentos de produção, transforma a matéria-prima num bem. Portanto, Trabalho é toda a atividade exercida pelo homem, seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços.

Força de Trabalho –
é a energia física e mental gasta durante o processo de trabalho.

Resumindo, o processo de produção compõe-se de três elementos associados: trabalho, matéria-prima, e instrumentos de produção. Vamos analisá-lo mais detidamente.

Matéria-Prima – Os objetos que, no processo de produção, são tansformados para constituirem o bem final são chamados de matéria-prima.
Ex: As matérias-primas de uma costureira são o tecido, a linha, os botões, os cochetes. Todos estes elementos passam a constituir a roupa, de uma maneira ou de outra; se faltar uma destas matérias-primas, a costureira não poderá produzir o vestido. Antes de serem matérias-primas, esses elementos encontram-se na natureza em forma de recursos naturais.

Recursos Naturais – São os elementos da natureza acessíveis e que podem ser incorporados à atividade econômica do homem.

Instrumentos de Produção – Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permite transformar a matéria-prima num bem final são chamados instrumentos de produção.
Ex: no caso da costureira, os instrumentos de produção são a tesoura, a agulha e a máquina de costura.

Meios de Produção – Como vimos, sem a matéria-prima e sem os instrumentos de produção (ou trabalho) não se pode produzir nada. Eles são os meios materiais para realizar qualquer tipo de trabalho. Por isso, são os chamados Meios de Produção.

Ao conjunto dos meios de produção mais o trabalho humano, damos o nome de Forças Produtivas.

Forças Produtivas = Meios de produção + Trabalho Humano


RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
Para poder produzir os bens de consumo e de serviço de que necessitamos, os homens estabelecem relações entre si. As relações que se estabelecem entre os homens na produção, na troca e na distribuição dos bens são as realções de produção.


MODOS DE PRODUÇÃO
o Modo de Produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. o modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.

Modos de Produção = Forças Produtivas + Relações Sociais de Produção

Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário